quinta-feira, 30 de julho de 2015

Sobre o Sistema Stanislavski


Continuação...


O trabalho do ator, segundo Stanislavski, não é uma simples imitação, ou a repetição do trabalho de outros atores. Será sempre o resultado de uma criação original.

Stanislavski esboçou seus dois primeiros livros que deveriam ser editados ao mesmo tempo para servir de guia, primeiro no trabalho de preparação interior do ator, segundo, no aproveitamento das técnicas exteriores para a criação do personagem sobre a cena.

O que Stanislavski pretendeu não foi descobrir uma verdade, mas tornar a verdade acessível aos atores e diretores de talento, dispostos a enfrentar o necessário treinamento.

O primeiro livro "A preparação do ator" foi editado, e somente depois de um longo tempo, veio "A construção da personagem". Este trata das chamadas técnicas exteriores: treinamento do corpo e trabalho rigoroso da voz, ambos instrumentos com que o artista no palco expressa convincentemente o que ele também desenvolveu na etapa de sua criação interior.
Trata da criação do personagem em termos físicos, de voz, de fala, de movimento, de gesto, tempo e ritmo, e da visão total e perspectiva de uma peça ou de um personagem.

Stanislavski considerava importante a formação total, "espiritual, intelectual, física, emocional". Seu sistema além de ser uma técnica artística, é também uma técnica para uma melhor compreensão entre os homens. Deve interessar não somente os atores e diretores de teatro, mas a qualquer um que trabalhe em coletividade.

Stanislavski também escreveu importantes capítulos sobre o teatro lírico, o melodrama e a farsa. Também dizem respeito à criação de um teatro popular.

Stanislavski escreveu: " Estamos tentando criar o primeiro teatro popular." O seu exemplo será útil ao nosso teatro brasileiro. E a publicação das suas obras constitui um passo decisivo para o esclarecimento dos problemas básicos da preparação do ator.

(Próxima postagem: "A Preparação do ator" de Stanislavski...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário