segunda-feira, 27 de julho de 2015

Sobre o Método Stanislavski, o Sistema Stanislavski:


Constantin Stanislavski nasceu na Rússia em 1863. Fundou o Teatro de Arte de Moscou, e o dirigiu por 40 anos.

Seu trabalho está intimamente ligado à obra de Anton Tchekhov, mas não se limitou ao âmbito do teatro realista, montou Ibsen, Goldoni, Shakespeare e Molière. E de sua experiência como ator e diretor resultou o desenvolvimento de um "sistema" de trabalho que foi adotado pelos atores de sua companhia.
Mais tarde Stanislavski aplicou seu sistema à cena lírica e a espetáculos de estilos diversos. Sua influência viajou a Europa e Estados Unidos, foi grande nos países em que visitou com sua companhia e em 1925 publicou "Minha vida na arte". Seu primeiro livro.

Trinta anos depois de montar o Teatro de Arte de Moscou, ficou gravemente enfermo e reduziu suas atividades ao trabalho de diretor, e principalmente à pesquisa com cantores, pretendendo dar nova realidade interpretativa  ao drama lírico.

 Os últimos anos de sua vida foram dedicados em grande parte, a escrever sobre suas idéias e experiências no teatro.


Sobre o Sistema Stanislavski:



A formalização da técnica de interpretação realizada por Stanislavski não constitui um fenômeno isolado, é o resultado do interesse e da busca de muitos artistas, Antoine, Copeau, Craig e outros, que tentaram fazer a revisão dos princípios básicos da arte de representar.

Os manuais dos séculos XVII e XVIII,  tornaram-se obsoletos. Neles procurava-se aplicar erroneamente os princípios da oratória ao trabalho de criação dos atores e sua interpretação no palco.

Coube a Stanislavski a importante tarefa de sistematizar os conhecimentos intuitivos dos grandes atores do passado e de explicar ao ator contemporâneo como agir no momento da criação ou da realização.


Como agir no momento da criação ou da realização:


O sistema Stanislavski não equivale a um estilo de representação.

É como qualquer técnica, um meio e não uma finalidade. A técnica deve ser absorvida e nunca aparecer na realização.

Stanislavski considerava a busca do ator, uma busca sempre ativa de novas formas e pontos de vistas. Por isso ele adiou, mas acabou escrevendo e publicando suas obras, mesmo relutante.

Agora algo importante!!

ELE NÃO QUERIA ESCREVER UMA GRAMÁTICA INALTERÁVEL, POIS O SISTEMA NÃO TEM COMO FINALIDADE CRIAR UMA ESPÉCIE DE RECEITUÁRIO PARA A INTERPRETAÇÃO DE CERTOS PAPÉIS.

Temia estabelecer regras que pudessem se tornar rígidas.

Então, a possibilidade de escrever seus livros era estimular outros artistas a prosseguir nessas pesquisas.

(Terá continuação...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário