domingo, 19 de julho de 2015

COMÉDIA!



Na comédia, existe a Comédia de humor, cuja origem é atribuída a Ben Johnson, autor de "Every Man in his humor" (1959). É o protótipo da alta comédia encarregada de ilustrar os diferentes humores da natureza humana, considerada como resultante de dados psicológicos. a farsa ou a bufonaria pertencem à baixa comicidade.
O baixo cômico provoca assim o riso franco; o 'alto' ao contrário, quase sempre convida apenas a sorrir, tende ao sério, depois ao grave.

Comédia antiga:


No teatro grego ( séc V a.C.), a comédia antiga derivada dos ritos de fertilidade em homenagem a DIONISIO, era uma sátira violenta, muitas vezes grotesca e obscena.

Comédia Burlesca:


Comédia que apresenta uma série de peripécias cômicas e chistes (burlas) burlescos que ocorrem com uma personagem extravagante e bufona. ( Ex. Dom Jafé da Armênia, de SCARRON).

Comédia de costumes:


Estudo do comportamento do homem em sociedade, das diferenças de classe, meio e caráter.


Comédia de humores:


Surgiu na época de Shakespeare, e de Ben Johnson. A teoria dos humores, baseada na concepção médica dos quatro humores que regem a conduta humana, visa criar personagens tipo, que são determinadas fisiologicamente e que agem em função de um humor, mantendo comportamento idêntico em todas as situações.
Esse gênero diversificará os critérios de comportamentos estendendo-os a traços sociais, econômicos e morais.

Comédia de idéias:


Peças onde são debatidos, de forma humorística ou séria, sistemas de idéias e filosofias de vida. (Ex. Shaw, Wilde, Giraudoux, Sartre).


Comédia Satírica:

 Peça que põe em cena e critica uma prática social ou um vício humano. (Tartufo, "O Avarento").




Nenhum comentário:

Postar um comentário