sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Bem, 

uma boa resolução de Ano Novo é a de adquirir mais cultura, por intermédio de filmes por exemplo, vale muito a pena.


Enquanto você assiste os filmes que indiquei no post anterior, vamos ver algo do maravilhoso  Cinema:




Em 1891, Thomas Edison patenteou a invenção do Cinetoscópio, que veio ao público em 1893. Era um dispositivo com visor, e dentro do qual um rolo de 1,5m de filme rodava ininterruptamente.

Os primeiros filmes eram de dançarinas, animais e homens trabalhando. 

O filme: imagens fotográficas impressas numa base de celulóide semitransparente cortada em fitas, foi inventado por Henry M. Reichenbach para a Kodak, de George Eastman, em 1889.

Mas estamos falando da concepção do cinema, não de seu nascimento. Na França, os irmãos Auguste e Louis Lumière trabalhavam no estúdio fotográfico do pai, Antoine, em Lyon. Em 1894, o Cinetoscópio de Edison foi exibido em Paris, e ali, Louis Lumière começou a desenvolver uma Máquina que competisse com ele, o Cinématographe, que foi patenteado em 13/02/1895.
Sua primeira apresentação pública foi em 28/12/1895, no Salon Indien do Grand Café, no Boulevard des Capucines de Paris, durou 20 min. com 10 filmes gravados por câmera imóvel com algumas cenas panorâmicas.

O primeiro filme foi "A saída da fábrica Lumière" (1895), onde centenas de pessoas passando pelos portões, entre eles um homem de bicicleta, um cão e um cavalo. Diz-se que o filme foi ensaiado pois nenhum dos empregados olha para a câmera ou caminha em sua direção.

Também integravam a primeira apresentação "Demolição de um muro"(1895), que utiliza movimento reverso para "reconstruir" o muro, sendo o primeiro filme com efeitos especiais; e "O regador regado" (1895), considerado a primeira comédia. Mostra um jardineiro tomando um jato d'água na cara por travessura de um menino que pisa na mangueira e depois a solta. 

Terá continuação...
















Nenhum comentário:

Postar um comentário