segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Commedia Dell´Arte e A Loucura de Isabella.



E para auxiliar em seu ganho intelectual no Teatro em Commedia Dell´Arte, recomendo além de o "Manual Mínimo do Ator" do gênio Dario Fô, também o livro " A loucura de Isabella" de Flaminio Scala.




Em A Loucura de Isabella, o autor diz que, de Shakespeare a Goldoni, de Molière a Meyerhold, muitos dramaturgos, diretores, atores e demais profissionais do teatro buscaram na Commedia Dell´Arte inspiração e modelos.

A Commedia Dell´ Arte intrigou durante séculos, e ainda intriga, todos os que se ocupam ou gostam de teatro.
Ainda hoje se realizam no mundo seminários sobre o gênero, estudos e sua influência.
No plano prático, sua técnica por mais irreconstituível que seja, ainda inspira. Escolas de teatro buscam resgatar técnicas de Commedia na formação dos futuros atores.
Pode-se dizer categoricamente que ela condensa de modo extremamente funcional todos aqueles recursos de interpretação e improvisação que um ator terá que dominar na realização de seu trabalho.
A Commedia Dell´Arte inspirou poetas, pintores, escritores, cineastas, atingindo nosso imaginário e nele está definidamente registrada.

Em que pese, porém, a importância da Commedia no cenário mundial, pouco é o material disponível no nosso país, Quem por exemplo não conhece Arlequim, Pierrot ou Colombina?

Porém, não há no Brasil por exemplo, uma tradução disponível de canovaccio, os "roteiros" dos espetáculos.

Neste livro, apresenta-se 40 roteiros das comédias, apresenta uma junção de uma experiência prática e teórica de teatro, considerando que a Commedia Dell´Arte representa, no teatro, uma das maiores contribuições da Itália para o resto do mundo.

O livro:





Nenhum comentário:

Postar um comentário