quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Continuação da Commedia Dell´Arte:




A interpretação usual deste termo, Commedia dell´Arte pressupõe que arte significa qualidade, profissão, naquela época (séc XVI). Era, em princípio,  uma conotação de aptidão especial ou talento singular.
Na primeira metade deste século, Croce defendia que Não se reparou que Commedia dell´Arte não é, em primeiro lugar, um conceito artístico ou estético, mas profissional. É uma comédia tratada por gente de profissão e ofício, pois esse é o sentido da palavra arte no italiano arcaico.

No decorrer da história linguística italiana, este termo é encontrado quer no significado de habilidade ou talento, quer no de profissão.

Decerto não se conseguirá  encontrar este nome de Commedia dell´Arte em nenhum dos escritos anteriores ao século XVI, pois o termo foi inventado justamente naquela época para distinguir essa espécie de representação, realizada por gente mercenária, por simplesmente atores de profissão, cuja arte visava lucro.

Em todos os sentidos, tratava-se efetivamente da primeira manifestação de um teatro profissional. Um teatro que surge na Itália e de lá se propaga para o restante da Europa ( França, Inglaterra, Espanha, Alemanha e Rússia).

Mas como aprender este fenômeno denominado Commedia Dell´Arte?
Apesar da imensa bibliografia existente sobre este gênero, ou das diferentes tentativas  de resgate realizadas, quer na teoria quer na prática, a Commedia dell´Arte, ainda é inapreensível, e talvez assim permaneça.

O que vamos reconstituir será sempre, e inevitavelmente, a ideia que dela fizermos a partir de materiais incompletos.

Seu nascimento: 1545. Surge a profissão teatral dos cômicos italianos, surge uma nova realidade: a companhia teatral!
Teriam atraído a si práticas culturais pré-existentes e aquelas pessoas que já gravitam ao redor do fazer espetáculo, assimilando-as e criando a nova realidade: espetáculos teatrais "totais", com representação, cantos, danças, exibições de diversas habilidades e verdadeiras acrobacias, concentrando diversas competências cênicas.

Mais tarde os comediantes também lançariam mão em seus espetáculos, dos truques mecânicos e das potencialidades "espantosas" da nova cenografia, para proporcionar ao público surpresas espetaculares.  Aos poucos esses mecanismos foram evoluindo e chegaram a elaborar verdadeiras estratégias profissionais voltadas a garantir a sobrevivência a partir da arte.

E mais tarde, muito fizeram para que esse status de "artistas profissionais" fosse de fato reconhecido pela sociedade.

Um comentário: