O Ator e as Linguagens Audiovisuais
A interpretação do ator nas linguagens audiovisuais é
determinada inicialmente pela relação com a câmera.
Nas várias formas de interpretação nas linguagens
audiovisuais registradas, são predominantes as exigências da gramática, do meio
e do autor do filme.
A atuação minimalista é resultado do reconhecimento de
que as máquinas são super órgãos sensoriais que trazem o detalhe.
Além da relação com a câmera, o ator é submetido às
distâncias variáveis desta máquina, aos cortes e descontinuidade da linguagem.
A gramática do cinema (a posição da câmera que define
os planos e a delimitação do espaço de atuação do ator) é reconhecida pelo ator
que cria, a partir dela, técnicas de atuação muito particulares.
Uso do close para representar elementos narrativos e
de identificação.
Extra-campo é a figura estilística identificada com o
não visto, necessário para criar emoções ambíguas.
Do ponto de vista da percepção, o extra-campo favorece
a imaginação, trazendo o invisível, o poder de síntese da linguagem.
O Roteiro é o projeto para se produzir qualquer
linguagem. É o primeiro caminho esboçado para se chegar ao filme ou outro
formato audiovisual.
Trata-se de um estudo detalhado do que se pretende
transformar em imagens e sons articulados para produzir sentido.
O Cinema influenciou o Teatro tanto na forma do texto
dramatúrgico e seus autores quanto na forma de atuação e produção de
espetáculo.
Influenciou no teatro a mistura do tempo e ação sem
precisar uma sequência lógica, podendo ser trabalhada mais a expressão interior
dos personagens através de uma ação interna intensa, sem uma ação externa
exageradamente grande e expressionista.
No decorrer dos anos a verdade cênica foi cada vez
mais estudada e posta em prática, o que o cinema tem facilidade de captar até
de uma forma minimalista, o que no teatro resultou numa maior proximidade
física e mental do espectador com o ator em cena.
Por mais que para a produção de um filme possa haver
maiores dificuldades especialmente em relação à captação de uma verba auxiliar,
o teatro e o cinema conseguem tocar o âmago das pessoas que os assistem, tendo
o poder de provocar mudanças tanto positivas, quanto negativas.
Tem o poder de provocar uma mobilização na sua plateia
e nos seus espectadores tanto agressiva quanto sutil.
Cabe a nós não perdermos tempo fazendo uma produção
sem conteúdo cultural algum, fazendo valer a pena cada investimento financeiro
conquistado para que haja próximos trabalhos.
O que mais vemos no Brasil são obras que receberam
dinheiro investido porém o conteúdo é tão
drasticamente ruim, que não conseguem captar investimentos para trabalhos
futuros mais.
Pense nisso!
Alguém pode me dizer o que é AÇÃO INTERNA no teatro??
ResponderExcluir