quarta-feira, 29 de abril de 2015

E finalmente chegamos à Stanislavski

Vamos aprender um resumo sobre este homem maravilhoso, que por causa dele que o teatro contemporâneo existe.




Em "A Preparação do Ator"
 Do Constantin Stanislavski



Stanislavski nasceu na Rússia, em 1863.
Fundou o Teatro de Arte de Moscou e o dirigiu por 40 anos.
Conseguiu dar continuidade e novo espírito às representações do grupo, buscando um realismo que ele chamou mais tarde de realismo espiritual, um despojamento de falsas convenções e a criação sobre o palco de uma vida mais verdadeira e emocionante.
Seu trabalho está ligado, intimamente, à obra do grande escritor russo Anton Tchekhov.
Não se limitou ao âmbito do teatro realista, montando outros autores como Ibsen, Goldoni, Shakespeare e Molière.
De sua experiência como ator e diretor resultou o desenvolvimento de um “sistema” de trabalho que foi adotado pelos atores de sua companhia.
Mais tarde, aplicou seu sistema à cena lírica e a espetáculos de estilos diversos. Viajou com sua companhia pela Europa e pelos Estados Unidos. Sua influência foi grande no teatro dos países que visitou.
Gravemente enfermo, reduziu suas atividades ao trabalho de diretor e principalmente às pesquisas com cantores, pretendendo dar uma nova realidade interpretativa ao drama lírico.
Os últimos anos de sua vida foram dedicados, em grande parte a escrever sobre as suas idéias e experiências no teatro.
Coube a Stanislavski a importante tarefa de sistematizar os conhecimentos intuitivos dos grandes atores do passado e de explicar ao ator contemporâneo como agir no momento da criação ou da realização.
O trabalho do ator, segundo o sistema de Stanislavski, não é uma simples imitação, ou repetição do trabalho de outros atores.
Será sempre o resultado de uma criação original.
O sistema de Stanislavski é, como qualquer técnica, um meio e não uma finalidade.
Stanislavski diz: “ Ele (seu sistema) só tem utilidade quando se transforma numa segunda natureza do ator, quando este deixa de se preocupar com ele e quando seus efeitos começam a aparecer naturalmente em seu trabalho.”

A técnica deve ser absorvida e nunca parecer na realização. Esta é o resultado, e a técnica funciona então como estímulo ao processo criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário