quarta-feira, 8 de abril de 2015


Com muitas restrições à arte e cultura no Brasil, temos que traçar o nosso caminho de conhecimento.
Mesmo que você ainda não tenha um grupo de estudo é fácil aprender sozinho também. Segue então a primeira dica que você vai ganhar com esse blog de Estudos de Teatro:

No livro: O PAPEL DO CORPO NO CORPO DO ATOR, de Sônia Machado de Azevedo,
há uma citação sobre as principais vertentes do criador do nosso teatro contemporâneo Constantin Stanislavski,

Diz que os principais pontos com relação à gestualidade são:

  • luta contra o clichê, a má "teatralidade" e a busca da sinceridade.
  • Estabelecimento das vontades da personagem para motivar o jogo do ator.
  • Clima favorável à emoção cênica, meios de desencadear uma emoção verdadeira no ator.
  • Estabelecimento de um subtexto para exprimir nas peças o que se encontra nas entrelinhas, nos silêncios, para nutrir o texto.
Reconheceu estes tópicos como uma boa atuação? 
Corretíssimo. 

Como exercício, assista peças ou filmes em que você ACREDITA no que o ator está fazendo. Filmes que você esquece que é um ator que está ali, e "entra" na história da personagem.

Exemplos bons: "Orgulho e Preconceito", dirigido por Joe Wright. Além dos atores serem excelentes, este filme é de uma linha dramática impecável.
"Pulp fiction", de Quentin Tarantino. Por mais que seja gangsterismo, nenhum ator em momento algum, sai de seu personagem. Te leva na história até o fim, tanto quanto o filme: 
"Queime depois de ler" com os diretores Joel Coen e Ethan Coen.
E última indicação: "Perfume de Mulher", dirigido por Martin Brest, estrelado por Al Pacino, um grande gênio da arte de interpretação e que nem preciso explicar quão bom ele é. É só assistir o filme e todos os outros que esse ator já fez.
Segue abaixo o banner dos filmes:







Observações: Quer o significado de alguma palavra do texto? Pergunte a mim. Responderei tudo.

2 comentários: