quarta-feira, 20 de maio de 2015

Sobre Stanislavski



Seu ensinamento em Subtexto e Superobjetivo:

No momento da representação, o texto é fornecido pelo dramaturgo, e o subtexto, pelo ator.
Se assim não fosse, as pessoas não iriam ao teatro, mas ficariam em casa lendo a peça.
A escrita de uma peça não é uma obra de arte completa, enquanto não for levada à cena pelos atores e tomar vida através de emoções humanas puras e autênticas.

O subtexto é a essência interior. Mas os atores têm preguiça de desenvolver um estudo aprofundado do subtexto; preferem analisá-lo superficialmente, usando as palavras invariáveis que podem pronunciar de forma mecânica, sem despenderem nenhuma energia na busca de sua essência interior.
Como esta, infelizmente, é esquiva e difícil de aprender, sobretudo nas circunstâncias inflamadas e alienantes de uma apresentação em público, temos de recorrer à visão interior, ao pensamento e à ação interior.

A melhor forma de evitar a atuação mecânica e a tagarelice de um autômato a se dizer o texto de um papel é criar imagens pela sua imaginação ( que formam a linha de ação do personagem) . Imagens que se ajustam às necessidades do personagem que vocês estão representando.
Cada vez que repetirem o processo criador de dizer as falas de seu papel, recapitulem, com antecedência, a série de imagens preparadas na sua visão criativa (sua linha de ação).

A parte mais substancial de um subtexto está nas idéias que transmitem a linha de lógica de forma clara e definida do personagem. Uma idéia dá origem a uma segunda, a uma terceira, e todas juntas terminam por configurar um superobjetivo.
Superobjetivo = Todos os pensamentos, sentimentos e ações do ator, devem convergir para a realização de um superobjetivo. Ele é o cerne que deu impulso à peça ser escrita. Vocês não podem atingir o superobjetivo através de sua mente. O superobjetivo exige completa renúncia, desejo apaixonado e ação inequívoca. Os estímulos mais poderosos à criatividade subconsciente são a linha de ação contínua e o superobjetivo: eles são os fatores primordiais da arte.

Há ocasiões que o conteúdo intelectual de um subtexto pode predominar, outras, ficam as linhas de ação interior.
O ideal é quando ambas se fundem, então a palavra falada fica plena de ação

Temos que encontrar a melhor maneira de expressar os sentimentos abrigados nos recessos da alma do personagem.



Para experimentar, vamos fazer uma leitura hoje?

Encontre uma peça de teatro e a leia em voz alta, ou não, mas procurando a interpretação de cada fala, cada momento de cada personagem que existe nesse texto.

Dicas de peças de Teatro e livros com peças de Teatro:


" Vida de Galileu" de Berthold Brecht.
"Nossa Cidade" de Thornton Wilder.
"O Chapeuzinho Vermelho"; "Tribobó City"; "A bruxinha que era boa" de Maria Clara Machado.
"A Profissão da Sra Warren" de Bernard Shaw.
"Viúva, porém honesta" de Nelson Rodrigues.
Absolutamente qualquer coisa que esse autor escrever = Samuel Beckett.
Absolutamente qualquer coisa que esse autor escrever = Ariano Suassuna.



Qualquer dúvida, pode falar comigo por aqui. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário